“””
No próximo dia 06 de novembro, às 21 horas no Itamaraty Hall, durante a comemoração pelo dia do servidor público, vamos conhecer os vencedores da homenagem Ordem ao Mérito do Servidor Público do PJES.
Serão doze os homenageados da noite! Eles fizeram por merecer e foram os mais votados durante o período de campanha realizado no site da Ajudes e divulgado em todos os canais de comunicação da associação (Jornal, Revista Vocação Pública, Facebook e Boletim Eletrônico).
Porque a homenagem foi criada?
A “Ordem ao Mérito do Servidor Público do Judiciário” está prevista no Artigo 80 do Estatuto da Ajudes com a seguinte redação:
“Artigo 80) – Fica instituída a medalha “Ordem do Mérito do Servidor Público do Judiciário”, com o objetivo de premiar e reconhecer o mérito dos servidores em geral, bem como homenagear personalidades que tenham prestados à classe ou às suas entidades serviços de alta relevância, a ser outorgada pela diretoria executiva .”
Por esse motivo, ou seja, para cumprir uma sugestão do estatuto, visto que não se trata de uma obrigatoriedade, e por considerar fundamental o ato de reconhecer e valorizar os servidores públicos, a Diretoria Executiva resolveu reeditar a homenagem ocorrida pela primeira vez, no ano de 2013, abrindo mão de fazer indicações em detrimento da especificação de critérios.
Quais categorias e critérios de votação foram pré-definidos?
Para facilitar o processo de escolha por parte dos servidores, alguns critérios foram definidos para que a votação, através do site da Ajudes, fosse a mais equânime possível e para que todos os servidores pudessem votar e serem votados.
“Conforme preceituado no estatuto da associação, todos os servidores do Poder Judiciário, quando investido em seu cargo, são considerados automaticamente associados à Ajudes. Entretanto, a forma e natureza como redigida no Estatuto apresenta clara inconstitucionalidade, isso porque ninguém pode ser obrigado a se associar a nada,” argumenta o diretor de eventos da Ajudes, Wellinghton Sousa.
O Artigo 2º do estatuto “Fazem parte da Associação os servidores públicos do Poder Judiciário Estadual, ativos ou inativos, bem como os serventuários da justiça, ativos ou inativos e respectivos pensionistas, na forma deste estatuto.”
“Portanto, por ainda não ter sido corrigida tal descrição no estatuto, os diretores da Ajudes tiveram o zelo de abrir a votação a todos os servidores do PJ e não somente àqueles que pagam mensalmente a contribuição associativa. Dessa forma, o estatuto foi plenamente atendido e todos os servidores puderam votar em qualquer outro servidor do Poder Judiciário”, conclui o diretor de eventos.
Assim foram aprovadas quatro categorias de premiação:
1ª – Envolvimento Profissional – Servidor interessado com a causa profissional, zeloso, cuidadoso com os afins do local de trabalho (cartórios, secretarias, gabinetes etc…);
2ª – Envolvimento Pessoal – Servidor que trata o colega com respeito, coleguismo, gentileza e profissionalismo;
3ª – Envolvimento com a Causa Trabalhista – Servidor que demonstra interesse em melhorar as condições de trabalho e melhorar as condições salariais da classe e ampliação de benefícios;
4ª – Inovação no Trabalho – Servidor que procura contribuir ou contribuiu com propostas, projetos e ideias visando a melhoria do serviço jurisdicional, tanto voluntariamente quanto em debates em prol da categoria.
Mas para ser homenageado, o servidor mais votado também deveria atender os seguintes critérios:
1º – Ser associado à Ajudes;
2º – Possuir serviços contratados com a associação (plano de saúde, por exemplo);
3º – Estar em dia com suas obrigações para com a associação.
O quarto critério foi estabelecido para premiar o maior número de servidores possíveis, evitando que um mesmo servidor fosse contemplado em mais de uma categoria.
4º – Associado classificado na categoria não se classifica na categoria seguinte.
Já o quinto, foi definido apenas como critério de desempate.
5º – Em caso de empate prevalece o associado mais antigo que utilize benefícios na associação.
EVENTO: Festa “Ordem ao Mérito do Servidor Público do Judiciário”
Quando: Dia 06 de novembro, sexta-feira
Horário: 21 horas
Onde: Itamaraty Hall – Rua Gil Martins de Oliveira, 315 – Santa Lucia, Vitória – ES
Traje: Esporte fino
“””