O último mês do ano abre as portas para a estação mais esperada por muitas pessoas: o verão. Nesta época, é comum o aumento da exposição ao sol. E a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos do câncer de pele.
A pele é o maior órgão do corpo humano. E o câncer de pele corresponde a mais de 30% dos casos de câncer no Brasil. Por isso, é importante se atentar às formas de se prevenir.
Apesar do horário mais propício para estimular a obtenção da vitamina D ser entre 10h até às 15h, no verão, acima dos 30ºC, é melhor evitar o sol do meio-dia por ser muito intenso e perigoso. Ainda assim, de 15 a 20 minutos de exposição diária já é o suficiente para estimular a produção de vitamina D no corpo.
Também é recomendado utilizar filtro solar duas vezes ao dia: pela manhã, antes de começar as tarefas, e depois do almoço.
Mas outras ações também podem ser realizadas para aumentar as chances de se precaver.
Veja outros exemplos:
– Evitar a exposição prolongada ao sol no horário entre 10h e 16h
– Usar óculos escuros com lentes que ofereçam proteção contra os raios ultravioletas
– Usar roupa que oferece proteção solar e que cubra bem o corpo
– Utilizar bonés ou chapéus que cubram bem a cabeça e protegem a face
– Ficar atento a alterações em pintas e manchas na pele
– Consultar-se periodicamente com um médico dermatologista
Para mais dicas, acesse o da SBD: http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/cancer-da-pele-aprenda-a-se-prevenir-contra-o-tumor-mais-comum-no-brasil/