“
Prezando pela transparência das atividades desempenhadas no ano de 2016 e cumprindo o que estabelece o artigo 91 do Estatuto da Associação, a Ajudes realiza durante o mês de janeiro e início de fevereiro, uma auditoria externa para analisar as atividades praticadas pela atual gestão.
A auditoria compreende todo o ano de 2016, fazendo uma análise do cumprimento do estatuto da associação, do plano orçamentário, normas e procedimentos, além de analisar os atos da Diretoria Executiva, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal. A relatoria desta auditoria será divulgada na Assembleia Geral da Ajudes e posteriormente, no site da instituição.
Esse serviço tem como objetivo colocar em prática o que prevê o artigo 91 do Estatuto da Associação, que diz:
Art. 91. As demonstrações contábeis e a execução do plano orçamentário poderão ser submetidos à verificação de empresa independente de auditoria a critério da Diretoria, Conselho Fiscal ou Conselho Consultivo.
A análise vem sendo desenvolvida pelo auditor independente Fernando Zatta, da empresa HM&Z Consultoria de Negócios LTDA. De acordo com Zatta, a auditoria é importante para mostrar transparência ao associado da Ajudes. “A importância dessa atividade é de mostrar a transparência da atual gestão, analisando atos, atas, os conselhos, entre outras coisas”, comentou o profissional.
Esta é a segunda vez que a Ajudes realiza uma auditoria anual das suas atividades, sendo que a última aconteceu em 2014 referente aos atos praticados em 2012. De acordo com o presidente Wellinghton de Sousa, a proposta é que as auditorias sejam anuais, conforme prevê o estatuto. “Estamos cumprindo mais uma proposta de campanha da nossa gestão, atendendo o disposto em nosso estatuto social e proporcionando aos associados maior transparência e segurança nos atos praticados em prol de melhorias para todos, fortalecendo assim o nome da instituição no mercado”, pontuou o presidente.
“