A parceria entre a Ajudes e a Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) nasceu no ano de 2016 com a celebração do Termo de Cooperação Mútua. Com isso, vários cursos foram patrocinados pela Ajudes e realizados em benefícios dos servidores.
Segundo o site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), os cursos visam promover a atualização, e o desenvolvimento humano e profissional dos magistrados e servidores. Essas formações são oferecidas a partir de solicitações e do Levantamento de Necessidades de Treinamento realizado periodicamente pela Escola. Os temas são definidos com base no Levantamento, nas demandas específicas das unidades judiciárias e nas avaliações finais dos cursos, onde os servidores podem se manifestar sobre o interesse em outros assuntos.
Somente no segundo semestre de 2018 foram atendidos 161 servidores, com a formação de nove turmas.
A Ajudes se sente orgulhosa em poder contar com o aprimoramento dos servidores em prol da excelência no atendimento à toda sociedade, prezando desde já para que haja sempre maior participação dos servidores nos cursos oferecidos.