“””
O Instituto de Pesquisa Flexconsult, em parceria com a Rede Vitória de Comunicação, vem realizando desde dezembro do ano passado uma série de pesquisas com o intuito de medir o grau de confiança da população capixaba nas instituições públicas, dentre elas o Poder Judiciário.
Na primeira pesquisa da atual série, divulgada em 21 de dezembro de 2011, o índice de aprovação (avaliações como bom e ótimo) do Poder Judiciário estava em 22,8%, bem próximo do índice de rejeição (ruim e péssimo), que naquela oportunidade somava 21,2%.
Passados quatro meses, em 12 de Abril deste ano, o Instituto divulgou os resultados da nova rodada da pesquisa. Desta vez, o índice de aprovação manteve-se estável na casa dos 22%, todavia, a grande novidade foi a queda no índice de rejeição para 16,8%. Uma alteração de 4% para baixo em relação à pesquisa anterior.
Nesta semana, houve a divulgação dos dados da sondagem relativos aos últimos três meses. De forma surpreendente, o grau de aprovação da população capixaba no Judiciário saltou para 30%, enquanto a taxa de rejeição baixou para impressionantes 7,2%. Na comparação com a primeira pesquisa da atual série, realizada há 6 meses, o índice de confiança dos cidadãos na Justiça aumentou quase 10%, já o de reprovação apresentou queda de 14%.
Estes resultados parecem ser fruto do grande esforço realizado por cada Colega Magistrado e servidor em por em dia uma intensa e extensa agenda de trabalho. Posturas como a criação de mecanismos de transparência, agilização de julgamentos de processos de grande interesse público, como improbidade, corrupção e crimes de mando, constituição de diversas comissões para tratar de temas relevantes para a sociedade e constituição de canais institucionais de aproximação do Judiciário com a sociedade civil, dentre outras, parecem ter sido determinantes para, em tão pouco tempo, iniciar esse processo.
Des. Pedro Valls Feu Rosa
Presidente do Tribunal de Justiça ES o de retomada da confiabilidade pública na Justiça capixaba.
"""