Sem categoria

Administração e o poder judiciário

“””

 Entrevista: Hermano Mattos de Souza fala do profissional de Administração e o Poder Judiciário

 Apesar de contar com formação acadêmica consolidada e aplicações práticas bem definidas, o profissional formado em Administração ainda enfrenta algumas dificuldades para se estabelecer na gestão pública. “Existem avanços a serem consolidados para o fortalecimento indentitário da profissão e aprimoramento dos trabalhos de Administração no Judiciário”. É o que conta Hermano Mattos de Souza, administrador e Analista Judiciário II da Corregedoria do TJ.

 De que forma o administrador é aproveitado no Judiciário?

Executando tarefas do dia-a-dia sem uma preocupação técnica em si. São tarefas comuns, que poderiam ser desempenhadas por outros profissionais, pois tarefas técnicas referentes à formação em Administração não são exigidas. A parte de planejamento, que tem muita ênfase na graduação, por exemplo, não existe na Justiça.

 

Qual seria a maneira ideal de aproveitar esse profissional?

Utilizando conhecimentos de organização e método. Organizando documentos, estabelecendo escala de prioridades, desenvolvendo fluxogramas de processos de trabalho e também judiciais.

 

Como este problema pode ser solucionado?

Com a valorização do profissional e o entendimento que as coisas devem se desenvolver de forma mais célere, mais planejada, com menos desperdício. É importante que os processos tenham uma sequência adequada, que prioridades sejam estabelecidas.

 

Quais seriam os primeiros passos para essa mudança?

Poderia ser por meio de um programa de desenvolvimento gerencial, com planejamento estratégico concebido por um amplo debate. Só assim poderemos substituir improvisação pelo planejamento.

“””

Share:

Related Posts:

Leave a Comment: