Ser um doador voluntário de medula óssea pode ajudar a salvar a vida de outra pessoa.
Por isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) coordena o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros.
Quem pode doar?
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
– Ter entre 18 e 55 anos de idade
– Estar em bom estado de saúde
– Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite)
– Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
Como fazer a doação
Para ser doador, basta se cadastrar como doador voluntário de medula óssea em um dos hemocentros localizados por todo o Brasil.
No Espírito Santo, procure o Hemoes.
Hemoes Vitória: Avenida Marechal Campos, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 7h às 18h20. Telefones: 3636-7900 / 3636-7920 / 3636-7921.
Hemoes Serra: Avenida Eudes Scherrer Souza (anexo ao Hospital Dório Silva). Funciona de segunda a sexta-feira. Os horários podem ser consultados pelos telefones: 3218-9429 / 3218-9242.
Hemoes Linhares: Avenida João Felipe Calmon, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. Telefones: 3264-6000 / 3264-6019.
Para o cadastramento, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5ml) para testes de compatibilidade. Estes dados serão incluídos no Redome e, em caso de identificação de compatibilidade com um paciente, o doador será contatado.
O que é Medula Óssea?
A medula óssea é encontrada no interior dos ossos e abriga a produção de componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.