“””
A equipe da Vara da Infância e da Juventude de Viana realiza na próxima terça-feira (05) o 3º Encontro de Preparação Psicossocial e Jurídica para postulantes à adoção, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, alterado pela Lei nº 12.010/09.
O evento faz parte do Programa de Preparação e Orientação para Adoção e conta com o apoio da Associação dos Servidores do Poder Judiciário (AJUDES), Secretaria de Assistência Social, Renda e Cidadania de Viana e da Fundação Educacional Monte Belo.
O 1º Encontro aconteceu no dia 28 de maio, no Teatro Municipal Luiz Rodrigues de Siqueira, e comemorando o Dia Nacional da Adoção, contou com aproximadamente 120 participantes. O vice-presidente da AJUDES, Robson Bernabé de Abreu, participou da atividade: “É com muita satisfação que a AJUDES apoia eventos dessa natureza a fim de que possamos ter uma sociedade cada vez mais estruturada jurídica e emocionalmente”.
A psicóloga Talita Aparecida Poloni proferiu palestra com o título: “Adoção, um ato de amor: diferentes sentimentos que envolvem o processo de adoção”. A mesa para discussão contou com a presença do Promotor de Justiça Marcello Ribeiro dos Santos, da Defensora Pública Terenita Benício da Silva Querino, da Secretária de Assistência Social, Renda e Cidadania de Viana, Danielle Meríseo Fernandes Alexandre e do Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Viana, Carlos Roberto Almeida Amorim.
No dia 29 de maio aconteceu o 2º Encontro que teve início com a palestra “Adoção e Habilitação de Pretendentes à Adoção no Ordenamento Jurídico Brasileiro”, proferida pelo Juiz Carlos Roberto Almeida Amorim.
As Assistentes Sociais Sônia Pereira do Nascimento, Thatiane Teixeira Silva Franco e Dulcelina Fraga Ferreira falaram sobre Procedimentos Metodológicos para Habilitação, Aspectos Sociojurídicos da Adoção e Aspectos Socioafetivos: ser criança e ser adolescente, respectivamente.
O 3º Encontro vai acontecer no Fórum Desembargador Olival Pimentel, em Viana, às 14 horas. Os trabalhos têm início com a participação de representantes da Casa de Acolhimento Temporário Infantil (CATI), da Assistente Social Ana Maria Lyra Wolkers e da psicóloga Talita Aparecida Poloni que vão conversar sobre “Acolhimento Institucional no Município de Viana”. Sobre os Aspectos Psicológicos da Adoção serão exibidos os documentários “Filhos do Coração” e “O que o destino me mandar”, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O encontro será encerrado com Histórias de Amor que são constituídas por depoimentos de mães adotivas.
“””