“
No próximo domingo (29), a Ajudes completa 32 anos, o aniversário da Associação será marcado por ações especiais durante a semana. A Associação foi inaugurada em 29 de abril de 1986, com instalação no Centro de Vitória. Atualmente, atende em Bento Ferreira, Vitória, e tem crescido cada vez mais, cobrindo todo do Estado do Espírito Santo e atendendo mais de 15 mil vidas, incluindo associados e dependentes.
Com larga abrangência estadual e agora também abarcando os servidores públicos das esferas municipais, estaduais e federal, a receita para bons resultados é a de manter um relacionamento personalizado e humanizado com os associados. De acordo com a gerente da Ajudes, Josi Fontoura, investir no atendimento prestado pelos colaboradores é a principal motivação da instituição. “Acredito que um atendimento prestado por colaboradores solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com o associado é sinônimo de respeito”, destacou.
“A primeira medida que a Ajudes tomou para obter excelência no atendimento foi formar uma equipe de relacionamento. Contudo, um atendimento humanizado só se torna possível quando há colaboradores que entendem e assimilam os valores, a cultura e a missão da organização. Para isso é exatamente com os testes, treinamentos, ações, erros, soluções e consertos que se consegue a excelência no atendimento”, contou Josi.
Quem faz a Associação
A secretária executiva, Vanessa Azevedo, trabalha na Ajudes desde 1999, prestes a completar 19 anos de casa, em setembro, a colaboradora começou como assistente financeiro, passou pelo cargo de analista financeira e hoje ocupa a função de secretária.
Sobre a importância da entidade na sua carreira profissional, Vanessa diz que a Ajudes acrescenta muito ao seu desempenho. “Aprendo bastante aqui na Ajudes, cada gestão que assume a diretoria e os conselhos trazem uma nova visão para a instituição, todas as visões vão somando ao meu trabalho”, acrescentou.
Os percursos para chegar ao que a Associação é atualmente
Já a coordenadora administrativa, Fernanda Depiante, tem na conta 18 anos de Ajudes. No início, entrou como recepcionista e logo passou a ser assistente administrativo, cuidava do setor de plano de saúde, igual ao que faz atualmente. Segundo Fernanda, quando entrou na Associação, em 2000, o local sofria com problemas de estrutura e de registro das documentações que existiam. “O chão da Ajudes era de cimento, tanto que um associado doou um piso para a gente. As documentações existentes sumiram. Foi a partir dos anos 2000 que a Ajudes começou a se reestruturar”, relembrou.
Os avanços e os próximos desafios
Desde que ingressou na Ajudes, em 2012, a gerente Josi relembra os principais avanços tomados desde então. “Reestruturamos o quadro de colaboradores, implantamos o sistema de qualidade ISSO 9001, investimos em treinamento para a equipe, melhoramos a área tecnológica, melhoramos a estrutura da sede da associação, avançamos na área de comunicação e progredimos no retorno de benefícios aos associados”, sinaliza.
Para os próximos anos, Fernanda pontua como principal desafio o crescimento da Associação e a garantia de ampliar os benefícios aos associados. “Precisamos atender as demandas dos associados a nível nacional, atualmente esse é o nosso principal desafio”.
Para representar os valores e contar um pouco da história da Ajudes, a Associação inaugura nesta semana um Mural em homenagem aos ex-presidentes da instituição, resgatando um pouco da sua história e reverenciando aqueles e aquelas que tanto fizeram pela entidade. Além do mural, uma homenagem a associados mais antigos também será publicada em nossas redes sociais e a aba do “Jornal Ajudes”, no nosso site, estará sendo atualizada com os periódicos da Associação, fornecendo um acervo histórico para consulta dos associados.
Acompanhe nossas redes sociais:
“