Baixe o aplicativo da Ajudes nas lojas
Área do Associado Ajudes
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Ajudes

NEWSajudes

NOTÍCIAS

 



08/10/2019 - Saiba como se tornar um doador de medula óssea

 

Ser um doador voluntário de medula óssea pode ajudar a salvar a vida de outra pessoa.

Por isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) coordena o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros.

 

Quem pode doar?

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade

- Estar em bom estado de saúde

- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite)

– Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).

 

Como fazer a doação

Para ser doador, basta se cadastrar como doador voluntário de medula óssea em um dos hemocentros localizados por todo o Brasil.

 

No Espírito Santo, procure o Hemoes.

Hemoes Vitória: Avenida Marechal Campos, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 7h às 18h20. Telefones: 3636-7900 / 3636-7920 / 3636-7921.

Hemoes Serra: Avenida Eudes Scherrer Souza (anexo ao Hospital Dório Silva). Funciona de segunda a sexta-feira. Os horários podem ser consultados pelos telefones: 3218-9429 / 3218-9242.

Hemoes Linhares: Avenida João Felipe Calmon, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. Telefones: 3264-6000 / 3264-6019.

 

Para o cadastramento, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5ml) para testes de compatibilidade. Estes dados serão incluídos no Redome e, em caso de identificação de compatibilidade com um paciente, o doador será contatado.

 

O que é Medula Óssea?

A medula óssea é encontrada no interior dos ossos e abriga a produção de componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.