Baixe o aplicativo da Ajudes nas lojas
Área do Associado Ajudes
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Ajudes

NEWSajudes

NOTÍCIAS

 



16/12/2020 - Dezembro Laranja: veja como se prevenir contra o câncer de pele

 

O último mês do ano abre as portas para a estação mais esperada por muitas pessoas: o verão. Nesta época, é comum o aumento da exposição ao sol. E a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos do câncer de pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano. E o câncer de pele corresponde a mais de 30% dos casos de câncer no Brasil. Por isso, é importante se atentar às formas de se prevenir.

Apesar do horário mais propício para estimular a obtenção da vitamina D ser entre 10h até às 15h, no verão, acima dos 30ºC, é melhor evitar o sol do meio-dia por ser muito intenso e perigoso. Ainda assim, de 15 a 20 minutos de exposição diária já é o suficiente para estimular a produção de vitamina D no corpo.

Também é recomendado utilizar filtro solar duas vezes ao dia: pela manhã, antes de começar as tarefas, e depois do almoço.

Mas outras ações também podem ser realizadas para aumentar as chances de se precaver.

 

Veja outros exemplos:

- Evitar a exposição prolongada ao sol no horário entre 10h e 16h

- Usar óculos escuros com lentes que ofereçam proteção contra os raios ultravioletas

- Usar roupa que oferece proteção solar e que cubra bem o corpo

- Utilizar bonés ou chapéus que cubram bem a cabeça e protegem a face

- Ficar atento a alterações em pintas e manchas na pele

- Consultar-se periodicamente com um médico dermatologista

 

Para mais dicas, acesse o da SBD: http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/cancer-da-pele-aprenda-a-se-prevenir-contra-o-tumor-mais-comum-no-brasil/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/23/entenda-quanto-e-de-que-maneira-e-preciso-tomar-sol-para-obter-a-vitamina-d.htm