Baixe o aplicativo da Ajudes nas lojas
Área do Associado Ajudes
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Ajudes

NEWSajudes

NOTÍCIAS

 



19/05/2017 - Contas da Ajudes são aprovadas em Assembleia Geral Ordinária do dia 24 de março

 

No último dia 24 de março, foi realizada na Ajudes a Assembleia Geral Ordinária (AGO), cujo ponto de pauta foi prestação de contas do ano de 2016. A AGO aprovou com unanimidade a prestação de contas de 2016 contendo o resultado contábil, o resultado financeiro e ainda o orçamento para o ano de 2017. O Parecer do Conselho Fiscal também foi recomendado pela aprovação das contas. Foi apresentado pela empresa HMZ Consulting – Consultoria de Negócios Ltda  o relatório da Auditoria Independente tendo seu parecer pela conformidade das atividades exercidas na associação. Na apresentação das contas o presidente da Ajudes, Wellinghton de Sousa, efetuou a prestação de contas por cada diretoria, demonstrando os resultados obtidos dentro do planejamento estratégico, bem como apresentou as propostas de campanhas que foram executadas até o momento da AGO. Em seguida o diretor financeiro da Ajudes Umbelino Oliveira, detalhou o resultado financeiro e o resultado contábil, bem como apresentou o orçamento financeiro para o ano de 2017. Os associados presentes gostaram das alterações na apresentação das contas. Segundo o associado Marcos Manoel, a apresentação melhorou em relação as apresentações anteriores.

 

Opinião do Auditor Independente

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam

adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira, da Associação dos Servidores do Poder Judiciário no Estado do Espírito Santo - AJUDES em 31 de dezembro de 2016, o desempenho de suas operações e os seus respectivos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas internacionais de relatório

financeiro (IFRS emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB).

HMZ CONSULTING CONSULTORIA DE NEGÓCIOS LTDA

CRC-ES no. 002591/O

Fernando Nascimento Zatta

Contador CRC-ES no. 5497/O

 

A diretoria da Ajudes apresenta aos associados o Relatório da Prestação de Contas de 2016.

A Diretoria Executiva da Ajudes, com o objetivo de manter os associados informados sobre a saúde econômica e financeira da associação, apresenta o relatório da administração e as demonstrações financeiras, bem como o parecer da auditoria, referentes ao ano de 2016.

O ano de 2016 foi um dos períodos mais difíceis para a economia do país, a crise repercutiu de maneira severa sobre o funcionalismo público, que é a base dos associados da Ajudes. Mas mesmo diante deste cenário adverso, a entidade conseguiu aumentar a sua margem de superávit em 29,27%, passando de 41% em 2015 para 53% em 2016. Esse aumento de margem foi possível, principalmente, devido a redução na rubrica despesas administrativas. Fruto de um esforço de diminuição dos gastos por parte da diretoria e colaboradores.

O retorno sobre o patrimônio líquido também passou de 45% em 2015 para 57% em 2016.

Cabe destacar outros fatos ocorridos no exercício de 2016:

- As demonstrações financeiras da Ajudes voltaram a ser auditadas por uma empresa de auditoria independente

- Impostos atrasados e não recolhidos foram quitados de modo a evitar possíveis contingências fiscais

- Com empenho e negociação a Ajudes conseguiu que o reajustes dos planos de saúde fossem abaixo dos índices inflacionários.

- Embora com uma alta da inflação não houve aumento no valor da contribuição associativa

- O número de associado passou de 7.320 no início do ano para 7.452, e o total de vidas de 14.528 para 14.944. Conseguir crescer em um ano tão atípico é um fato a se destacar

 

É com a convicção de que estamos no caminho certo, dando continuidade a 31 anos de esforço e luta, que disponibilizamos as demonstrações contábeis e parecer da auditoria.

A Diretoria

 

Clicando aqui o associado poderá conferir os seguintes documentos base da prestação de contas:

Balanço Contábil

Demonstrações do Resultado

Resultado financeiro de 2016

Orçamento para 2017

Parecer Auditoria Independente