Baixe o aplicativo da Ajudes nas lojas
Área do Associado Ajudes
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Ajudes

NEWSajudes

AÇÃO SOCIAL

 

Ajudes Solidária


Aula realizada com o primeiro grupo de crianças assistidas pelo Projeto Ajudes Solidária, em 2017.

 

O projeto social “Ajudes Solidária” foi lançado no dia 17 de julho de 2017. Idealizado pela então diretora de convênios Betina Duarte, o objetivo era oferecer cursos de formação e capacitação para crianças, adolescentes e adultos da comunidade em Jesus de Nazareth – Vitória/ES.

No início do projeto, foram ofertados cursos de contador de história (02 a 06 anos), maquiador (a partir de 16 anos), produção de moda (a partir de 16 anos), empreendedorismo (a partir de 16 anos) e musicalização infantil (07 a 12 anos).

 


Criança assistida pelo Projeto Ajudes Solidária, em 2017.

 

O projeto seguiu nos anos posteriores após algumas adaptações.

Em 2018 foi firmada uma parceria com a Emef “Edna de Mattos Siqueira Gáudio” que propõe eixos temáticos, propostos pela SEME (Secretaria Municipal de Vitória), que foram estruturados para a organização do trabalho pedagógico.

CONFIRA AQUI O RELATÓRIO SOBRE O PROJETO AJUDES SOLIDÁRIA, ENVIADO PELA EMEF “EDNA DE MATTOS SIQUEIRA GÁUDIO”

 

 

Desde 2018 até março de 2020 (início da pandemia), que a Ajudes vem atendendo 60 estudantes do integral por meio destas oficinas destacadas acima, e as demais crianças da comunidade de Jesus de Nazareth que fazem capoeira, perfazendo um total de 100 crianças.

 


Grupo de crianças que participam das aulas de capoeira com o professor Flavio Seibert.

 

O acompanhamento das atividades realizadas é feito de maneira constante com registros permanentes de frequência e também cognitivo, envolvendo os professores contratados pela Ajudes e a coordenação pedagógica da Escola, no processo de ensino e aprendizagem.

A avaliação acontece de maneira informal e formal, individual e coletiva, visando pensar e repensar nas ações desenvolvidas que refletem no desempenho dos estudantes, que consideramos de grande valia, pois o resultado de 2019, foi muito exitosa, levando em consideração o perfil de vulnerabilidade em que essas crianças vivem.

O índice de aprovação dos 60 estudantes, atendidos pela AJUDES foi de 93%.

 


Alunos do Projeto durante uma apresentação de judô.

 

 

As atividades oferecidas foram desenvolvidas com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos estudantes, por meio dos aspectos intelectuais, afetivo, social e físico, envolvendo experiências diversificadas, onde foi possível o envolvimento para compartilhar saberes, dentro e fora da escola.

 

 

 

Biblioteca Solidária Ajudes

A Biblioteca Solidária da Ajudes foi lançada no dia 21 de junho de 2017, com a proposta de incentivar a leitura e a troca de livros entre associados e comunidade local. Uma estante de livros está disponível 24 horas, com uma dinâmica bem simples: pegue, leia, devolva e doe livros.


A Biblioteca Solidária fica no muro da sede da Ajudes, em Vitória.

 

 

Cada pessoa pode pegar o livro e devolvê-lo no seu tempo, além de poder contribuir fazendo doações. O único compromisso de quem fizer o empréstimo é mantê-lo em bom estado, para que outras pessoas também o aproveitem.

As obras podem ser de qualquer estilo, desde que estejam em bom estado. Para realizar a doação, o interessado deve levar o material até a sede da Ajudes, em Vitória, e colocar o livro na estante que está na frente da associação.

A iniciativa se tornou destaque e já foi utilizada como caso em trabalho de conclusão de curso de uma aluna do curso de Letras, da Ufes. Além disso já foi tema da coluna Leonel Ximenes, do Jornal A Tribuna, e também de matéria produzida pelo Jornal Capixaba, da Tv Capixaba.

A Biblioteca Solidária da Ajudes fica disponível na sede, em Vitória, e está acessível para o empréstimo e doações de livros 24 horas, em todos os dias da semana. Basta que o associado ou interessado compareça ao local para fazer a sua doação ou pegar um livro emprestado.

 

 

 

 

Acacci

A Ajudes é parceira da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) desde 2014. Já apoiou vários projetos sociais, recebendo anualmente o Selo Compromisso com a Criança.

A inédita parceria marcou a primeira vez que a Associação Capixaba recebeu o apoio de uma instituição de natureza associativa: a Ajudes.


A parceria foi firmado na sede da Ajudes, em solenidade que contou com a presença das presidentes Marizilda dos Santos Vairo, da Acacci, e Marilandes Dias de Oliveira, da Ajudes (2014-2016). Também participou o diretor de ação social (2014-2016) João Alfredo Martins.

 

Como fruto desta parceria, a Ajudes seguiu apoiando diversos projetos promovidos pela Acacci. Veja alguns deles.

 

Selo Compromisso com a Criança

O recebimento do Selo significa a renovação do compromisso anual com a causa da criança com câncer. É uma forma de agradecimento pela solidariedade e contribuição à instituição.


Quadro com selo Compromisso com a Criança em comemoração aos 30 anos da Acacci

 

 

Cofrinho do Bem

O projeto Cofrinho do Bem, da Acacci tinha o objetivo de estimular a contribuição para auxiliar o tratamento de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, além de espalhar informações sobre o diagnóstico precoce da doença.

Durante algumas semanas de 2017, o cofrinho ficou disponível na sede da Ajudes, em Vitória, e recebeu contribuições em favor das crianças e adolescentes atendidos pela Acacci.

 

McDia Feliz

A Ajudes aderiu à campanha pela primeira vez em 2014. Foram distribuídos 50 tíquetes Big Mac entre seus associados. A ideia foi incentivar os associados a também participarem da campanha promovida pela Acacci.

No McDia Feliz, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos) e tíquetes antecipados - é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país.

No Espírito Santo, a Acacci é a instituição beneficiada com os recursos obtidos com a venda dos lanches nas lojas McDonald’s do Estado.

Nos últimos anos, os tíquetes antecipados de Big Mac adquiridos pela Ajudes foram revertidos para as crianças do projeto social Ajudes Solidária.

Em 2019, as crianças do Projeto Ajudes Solidária receberam vouchers antecipados do sanduíche Big Mac para utilizar no McDia Feliz, em prol da Acacci. A entrega foi realizada por Umbelino A. Oliveira (diretor financeiro 2018-2020), Josi Fontoura (Gerente), Betina Duarte (presidente 2018-2020) e Maria Aparecida Rodrigues Campos (coordenadora do projeto).

 

Confira o depoimento da presidente da Ajudes, Betina Duarte, na gestão 2018-2020, sobre o trabalho desenvolvido pela instituição.

 

 

 

 

CVV – Centro de Valorização da Vida

Desde 2017 a Ajudes apoia alguns eventos promovidos pelo Centro de Valorização da Vida, o CVV.

Eventos como a Feijoada da Amizade e a Noite de Caldos têm o objetivo arrecadar fundos para a entidade e já foram apoiados pela Associação.


Evento "Feijoada da Amizade" realizado pela CVV e apoiado pela Ajudes.

 

Sobre o CVV

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Para colaborar também, acesse: www.cvv.org.br

 

 

 

Escolinha Ajudes de Tênis

O projeto social “Escolinha Ajudes de Tênis”, foi realizado entre agosto de 2017 e dezembro de 2018 no espaço do Vini Tennis, em Vila Velha.

O objetivo foi contribuir levando educação e cidadania por meio do esporte a adolescentes carentes da rede pública de ensino.

Durante as manhãs e tardes de terças e quintas-feiras os alunos ensaiaram seus primeiros movimentos com a raquete.


Alunos e instrutores da Escolinha Ajudes de Tênis, e também o diretor Wellinghton de Sousa (Divulgação e Marketing - 2018-2020) e Betina Duarte (Presidente - 2018-2020) .

 

Em dezembro de 2018, os alunos do projeto social Escolinha Ajudes de Tênis participaram de um torneio promovido pela empresa responsável por ceder o espaço para os treinos.

O período foi de muito aprendizado e promoção do esporte e lazer para os alunos.


Alunos e instrutores da Escolinha Ajudes de Tênis, e também os diretores Jonas Leal Marvila (Eventos e Ação Social - 2018-2020) e Francisco Manoel Bittencourt (Divulgação e Mercado - 2018-2020).